segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Projeto: A Arte no contexto da inclusão digital

Projeto: A Arte no contexto da inclusão digital
Nome: Myriam Daniele Prudente Teixeira Nunes
Identificação do local: Escola CEM Profª Neyde Tonanni Marão
Série: 4° ano
Número de alunos: 32
Duração: De Abril a Agosto de 2013
Número de professores: 1
Áreas de conhecimento: Artes
Outros participantes envolvidos: Estagiário de informática, pais de alunos, Coordenação e Direção da escola.
Título do projeto: A Arte no contexto da inclusão digital
Característica do projeto: interdisciplinar
Resumo
A readaptação das atuais metodologias pedagógicas, tanto para desenvolver o interesse dos jovens, como para prepará-los de modo mais condizente com o que a sociedade tem a oferecer tornou-se indispensável. Em várias situações, a escola recebe a tecnologia de forma mais lenta do que esta se institui na sociedade; porém, é necessário reconhecer os instrumentos tecnológicos como importante ferramenta pedagógica acrescentando na construção do conhecimento dos estudantes e na reconstrução do currículo da escola. O presente projeto visa proporcionar aos alunos do 4° ano B do CEM Profª Neyde Tonanni Marão, conhecimentos acerca da utilização dos laptops UCA e da internet, como forma de aprofundar e dinamizar os conteúdos apreciados em sua apostila de Artes, com foco na linguagem das artes visuais. Será proporcionada ainda a elaboração de releituras de artistas para estimular a criatividade das crianças e gerar uma intimidade destas com o conhecimento. Desta forma, o projeto colabora com o projeto O currículo do século XXI: a integração das TIC ao currículo - inovação, conhecimento científico e aprendizagem, coordenado pela profa. Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida (PUC-SP) em realização junto ao CNPq. Este projeto objetiva identificar as contribuições e dificuldades das ações de formação e das práticas realizadas nas escolas participantes do PROUCA, as mudanças desenvolvidas no currículo e nas práticas educativas, os indícios de inovação educativa evidenciados, bem como desenvolver um processo de intervenção contextualizado que possa impulsionar o uso do laptop de modo que este traga contribuições significativas ao desenvolvimento do currículo. O presente projeto se relaciona com o objetivo específico “descrever e analisar a integração de distintas linguagens com o uso do laptop (escrita, imagética, musical, fílmica, teatral...) e os momentos críticos desse uso que apontem para estruturação e/ou desestruturação da inserção do laptop ao currículo”, na medida em que trará informações sobre a integração das artes visuais ao uso do laptop dentro da proposta curricular da escola.
Introdução
         
Atualmente, a sociedade utiliza recursos tecnológicos para quase tudo. Como contextualizam Oliveira e Barion (2009), tornou-se indispensável a realização de readaptação das atuais metodologias e práticas pedagógicas, tanto para desenvolver os interesses dos jovens, como para prepará-los de modo mais condizente com o que a sociedade tem a oferecer.
Existem disponíveis diversos equipamentos tecnológicos para serem utilizados na escola, tais como laptop, lousa digital, com possibilidade de conexão com a internet e laboratório de informática. Essas ferramentas podem e devem ser utilizadas para melhorar a abordagem pedagógica dos professores, compondo com o conteúdo a ser ensinado através da participação do aluno.
A internet, acessada a partir dos laptops disponíveis, por exemplo, dá a oportunidade de realização de pesquisas diversas sobre os conteúdos que serão desenvolvidos nas aulas de arte. Dessa maneira o que antes era visto só na apostila agora passa a ter inúmeras oportunidades de interação de maneira enriquecedora, prazerosa e interessante.
O mundo digital aproxima os homens dos saberes que antes era possível a algumas pessoas. Cabe ao professor mediar essa interação com o mundo digital, instruindo seus alunos de forma que o próprio estudante possa construir o seu conhecimento através das ferramentas e dados coletados.
Justificativa
  A CEM “Neyde Tonani Marão” é uma escola municipal, situada em Votuporanga, no estado de São Paulo, escolhida para participar do Projeto UCA (Um Computador por Aluno), que é desenvolvido pelo MEC em parceria com a PUC-SP (instituição responsável pela formação e acompanhamento do projeto em Votuporanga) é a escola em que leciona a Profa. Myriam Daniele Prudente Teixeira Nunes. Esta já participou efetivamente do projeto, fazendo parte da “Formação de Professores para o Projeto UCA” no período de 1/08/2010 a 30/06/2012.
 Segundo Almeida (1988), o professor para desenvolver no aluno a capacidade crítica e política, deve ser um projetista, ou seja, aquele capaz de criar novos caminhos de ensinar através de ferramentas informatizadas. Neste sentido, a referida escola está equipada com laptops, laboratório de informática, lousa digital e acesso a internet para desenvolver esse tipo de informação.
Segundo a profa. Dra. Maria Elizabeth B. de Almeida, coordenadora do projeto CNPq ao qual a presente proposta se relaciona:         
Sempre pergunto aos que usam a tecnologia em alguma atividade: qual foi a contribuição? O que não poderia ser feito sem a tecnologia? Se ele não consegue identificar claramente, significa que não houve um ganho efetivo (REVISTA NOVA ESCOLA, online).
A contribuição efetiva do projeto proposto dar-se-á em várias etapas da aprendizagem do ensino da arte. Ao estudar um artista, por exemplo, a apostila (o sistema de ensino da prefeitura é apostilado) nos mostra poucas informações sobre o mesmo. Assim, os alunos serão orientados a buscar novas informações, passando de meros receptores para formador de ideias, ou seja, comunicadores.
O ensino e a aprendizagem, por meio do uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) traz à educação um novo modo de ensino, mais atuante, dinâmico e prazeroso, produzindo resultados significativos nos processos de ensino e aprendizagem e promovendo a inclusão digital. Esperamos, com a presente proposta, contribuir para a investigação do projeto O currículo do século XXI: a integração das TIC ao currículo - inovação, conhecimento científico e aprendizagem, coordenado pela profa. Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida (PUC-SP) em realização junto ao CNPq. O mesmo visa
[...] identificar as contribuições e dificuldades das ações de formação e das práticas realizadas nas escolas participantes do PROUCA, as mudanças desenvolvidas no currículo e nas práticas educativas, os indícios de inovação educativa evidenciados, bem como desenvolver um processo de intervenção contextualizado que possa impulsionar o uso do laptop de modo que este traga contribuições significativas ao desenvolvimento do currículo (ALMEIDA, 2010, p.3).
O presente projeto se relaciona com o objetivo específico “descrever e analisar a integração de distintas linguagens com o uso do laptop (escrita, imagética, musical, fílmica, teatral...) e os momentos críticos desse uso que apontem para estruturação e/ou desestruturação da inserção do laptop ao currículo”, na medida em que trará informações sobre a integração das artes visuais ao uso do laptop dentro da proposta curricular da escola.
  
Objetivos
Objetivo geral
·         Proporcionar aos alunos o conhecimento e a vivência de diversos saberes artísticos baseando-se na inclusão digital.
Objetivos específicos
·         Desenvolver conhecimento básico de informática;
·         Promover a criação, apreciação e registro de produções artísticas por meio da interação com diferentes recursos audiovisuais e materiais diversos;
·         Organizar e difundir os conhecimentos e atividades desenvolvidas pelos alunos.

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